fbpx

Criar uma Fanpage ou Página do Facebook parece ser uma coisa simples, e realmente é, porém há alguns detalhes que fazem com que algumas fanpages se destaquem de outras.

Preencher o máximo de informações e usar o tamanho certo nas imagens do perfil, capa e posts são alguns dos detalhes que fazem uma enorme diferença no resultado final na confecção de uma boa página.

A página foi desenvolvida pelo Facebook para facilitar a comunicação das Empresas com o seu público, há diferentes modelos à disposição para que você escolha a que melhor se adapte ao seu público, seja você um pessoa pública, artista, político, marca, produtor de vídeos ou um negócio local.

O uso de anúncios é um dos diferenciais entre um perfil e uma fanpage pois impulsionar publicação com pagamento para alcançar mais pessoas só é possível através das Páginas do Facebook.

Como Configurar sua página do Facebook

Neste artigo abordaremos alguns fatores determinantes para a confecção de uma página que traga resultados para o seu negócio, nele você verá explicações como:

  • Tamanho ideal para as imagens do perfil, capa e posts
  • Nome de usuário @SuaMarca ou facebook.com/SuaMarca
  • Checkin no Facebook para o seu negócio
  • Fanpage para ser resposta na primeira página do Google

Como criar uma Página ou Fanpage do Facebook

Para criar uma página você pode acessar este link https://www.facebook.com/pages/creation/ onde o próprio Facebook já disponibiliza uma criação guiada, mas neste artigo acrescentamos alguns detalhes que facilitará na criação da sua fanpage.

Escolha a modalidade da sua Página

O primeiro passo é escolher se a página a ser criada representa uma pessoa ou uma organização, nesse artigo usamos o modelo de uma página que representa uma organização porém a didática facilmente poderá auxiliá-lo a criar uma fanpage para uma figura pública, artista, político, etc.

Escolha o nome da sua Página e Categoria

Lembrando que há algumas políticas do Facebook no que tange mudança de nome, o que posteriormente permitirá apenas mudanças simples, não sendo permitido uma mudança completa do nome.

Definir a categoria é escolher o que melhor representa a sua página, aqui você deve colocar em qual setor seu negócio está inserido.( Negócio local, Marca, Finanças, Beleza, Serviços, etc)

Veja as opções e escolha a que melhor descreva sua atividade.

Coloque o seu endereço

O Facebook usa um mapa à parte, portanto, mesmo que sua Empresa esteja cadastrada no Google maps, preencher corretamente os dados de localização e CEP pois é a partir deste endereço que será possível fazer o checkin do seu negócio no Facebook.

Adicionar uma foto do perfil

O tamanho ideal de uma foto do perfil de fanpage é de 170×170 pixels, lembrando que estas fotos também serão apresentadas em formato circular, dependendo do dispositivo. Veja abaixo modelo de como poderá ficar.

Adicionar uma foto da capa

A capa do Facebook tem tamanho de 820×312 pixels porém, em dispositivos móveis a parte visível é de 640×310 pixels, portanto, ao confeccionar sua capa, use o tamanho recomendado mas deixe o conteúdo importante no centro (640×310) para que não seja cortado.

Preencha as informações da página

Ao criar sua fanpage, o próprio Facebook já sugere algumas edições iniciais que trarão melhores resultados.

Preencher o máximo de informações é importante pois além de dar uma melhor resposta sobre o seu negócio para quem acessa a sua página, também é um fator relevante ao algoritmo do Facebook para que sua página seja melhor propagada.

Bem sabemos que após algumas mudanças, apenas 4% dos seguidores da sua página terão acesso às suas postagens, há quem diga que isso foi feito para incentivar o pagamento por anúncios, mas o Zuckeberg garante que este é um modo de usuários verem mais fotos de perfis de amigos e familiares.

Uma página bem feita recebe melhor ranking no Google

Uma das respostas que o Google dá em suas pesquisas são de páginas do Facebook.

Preencher o máximo de informações como endereço, telefone, site, horário de funcionamento ajudam para que sua página esteja habilitada a ser uma boa resposta.

Sempre que o Facebook mostrar uma notificação, veja se você consegue resolver a questão pois isto ajudará ao seu negócio obter melhores resultados.

Localização

Volto a falar da localização, mas agora enfatizando o mapa, pois nem sempre ele terá auto ajuste e, caso isto não ocorra, preencha as informações de endereço e dando zoom, escolha a sua localização no mapa e posicione o pino no seu endereço correto.

Isso é importante caso você receba clientes no seu estabelecimento ou se ter uma localização informando sua cidade for relevante para o seu negócio.

O preenchimento correto possibilitará que clientes façam checkin quando estiverem em seu estabelecimento.

Escolha seu nome de usuário e tenha uma URL personalizada

O Facebook possibilita a escolha de um url personalizada como https://facebook.com/business4web ou nome de usuário @business4web por exemplo.

Isso é importante pois personaliza sua marca, nós por um exemplo temos o mesmo nome de usuário no Instagram, Messenger e Facebook: @business4web, isto facilita bastante na divulgação da sua empresa.

Para se escolher o nome de usuário há alguns requisitos, portanto, caso não consiga alterar, tente novamente quando sua página ganhar mais seguidores.

Mas o número de seguidores não precisa ser muito grande, não se preocupe.

Tamanho das imagens das postagens

Outro fator impostante são os tamanhos das imagens dos seus posts, há um tamanho padrão de 1200×630 pixels para o Facebook, mas também pode-se usar o tamanho padrão do Instagram 1080×1080 pixels (formato quadrado).

O Facebook aceita diversos formatos, porém usar o padrão evita que suas imagens sejam cortadas em alguns dispositivos ou até mesmo em anúncios onde parte do conteúdo poderá não ser visto.

Posts que contenham links por exemplo devem ter o tamanho de 1200×628 pixels para que todo o conteúdo seja exibido na imagem.

1200×628 pixels também é o tamanho padrão de imagens pra serem usadas em anúncios do Facebook sem que o conteúdo seja cortado ou distorcido.

Agora que você já sabe como criar uma Página para lançar o seu negócio nas ras redes sociais, manter sua fanpage sempre atualizada com conteúdos relevantes é um fator imprescindível para o reconhecimento da sua marca.

Use as redes sociais para levar a sua mensagem para o seu público, convidando amigos e clientes para curtir e sempre que possível invista em anúncios para um melhor alcance.

O algoritmo do Facebook leva em conta a constância das suas publicações, portanto, para que sua página alcance mais e mais clientes, crie conteúdos que engajam a sua audiência a compartilhar seus posts, comentar.

Incentivem também os seus seguidores a entrarem em contato para fechar uma venda ou um negócio pela própria fanpage.

Caso haja mais algum passo que o seu negócio esteja pronto para dar mas você ainda não tem a familiaridade necessária para fazer uma divulgação que use todas as possibilidades que o meio digital oferece.

Conte com a gente para isso, somos especializados em Marketing Digital e trabalhamos muito além das redes sociais para levar o conhecimento da sua marca em toda a web.

Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: