Para se ter um bom site para a sua Campanha Digital Eleitoral, é imprescindível que o seu site seja rápido, responsivo, de fácil acesso e que siga algumas recomendações do TSE-Tribunal Superior Eleitoral.

site para campanha eleitoral

Art. 57 § 1º Os endereços eletrônicos das aplicações de que trata este artigo, salvo aqueles de iniciativa de pessoa natural, deverão ser comunicados à Justiça Eleitoral, podendo ser mantidos durante todo o pleito eleitoral os mesmos endereços eletrônicos em uso antes do início da propaganda eleitoral.

LEI Nº 13.488, DE 6 DE OUTUBRO DE 2017

Há um bom tempo que convivemos com a era digital e, em muitos países, os políticos há tempos que focam a maior parte da elaboração de suas estratégias de campanha voltadas na internet .


O alcance das redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram trazem bons resultados, mas focar somente nesse meio não é o modo mais eficaz para se conseguir espaço na web.

Por que preciso de um site na minha campanha Eleitoral?

Um dos meio aos quais sempre procuramos por respostas é a famosa pesquisa no Google, e não estar no controle dessas respostas é um grande problema.

Então, você precisa de um site para obter um melhor alcance em áreas as quais seriam impossíveis de acessar, pois é humanamente impossível que um candidato alcance todo seu eleitorado pessoalmente.

Na última campanha que trabalhei, haviam muitas matérias ligando o nosso candidato ao seu antigo grupo aliado, e na maioria, sempre em defesa do candidato concorrente.

A mudança desse cenário só foi possível com a implementação de um bom site e em pouco tempo conseguimos suprimir essas matérias, tomando as posições iniciais na pesquisa com respostas dadas por nosso site.

Gestão de crises na Campanha Eleitoral

Recentemente li um artigo que abordava como o Marcelo Crivella lidou com a notícia na capa da Revista Veja sobre sua prisão.

O fato havia ocorrido 26 anos antes, porém, devido ao grande alcance que tem a Revista Veja e a popularidade do Crivella, logo a notícia se alastrou.

A tendência de um eleitor que pretendia confiar um voto a um candidato que se envolve em um escândalo é pesquisar sobre tal assunto, seja ele verdade ou não, as respostas mais convenientes serão dadas por quem têm melhor posição na pesquisa do Google ou demais buscadores.

Nesse momento, ter um site rankeando nos primeiros lugares no resultado é o ideal, e isso proporcionou uma resposta do Crivella a tal fato e até mesmo candidatos oponentes prestaram apoio em sua defesa.

Não estou em acusação ou defesa do Crivella, mas somente informando que por ele ter se preocupado em fazer uma boa presença online, logo sua resposta pode suprimir uma Revista como a Veja.

Sabemos que o Crivella tem um grande alcance devido a sua exposição, e isso facilitou na sua resposta, mas… O que acontece com candidatos que não tem grande conhecimento público?


” Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. “

Autor Desconhecido

Como reverter uma fake news nas Eleições

As notícias falsas nunca tiveram tanta repercussão em uma campanha Eleitoral como houve nas últimas Eleições presidenciais.

Para tanto, há uma Lei específica para este tipo de crime, A lei emenda o Código Eleitoral (Lei nº 4.737 de 1965).

“O crime de divulgação de fake news ocorrerá quando a pessoa divulgar – com finalidade eleitoral – ato ou fato atribuído falsamente a outro, sabendo de sua inocência”

O trecho será incorporado à LEI 13.834/19

Sabemos que há uma Lei em defesa de quem sofre com as notícias falsas, mas.. Lembra-se do ditado dito anteriormente, depois que uma palavra é lançada…

O aconselhado é estar com o site pronto para ser uma resposta a possíveis pesquisas na internet, os fatos apresentados aqui tira as suas dúvidas em se ter um site na sua campanha eleitoral ou não.

Requisitos técnicos de um bom site para um candidato:

  • Domínio | www.seudomínio.com.br
  • Hospedagem | Local onde seu site é armazenado.
  • SEO | Estar nos primeiros resultados da pesquisa Google.
  • Responsivo | Acessível por computador, celular e tablet.
  • Rápido | Sites lentos prejudicam o SEO.
  • Segurança | Certificado SSL, famoso cadeado verde ou HTTPS.


Lembre-se de dar a devida atenção na criação do seu website, de nada adiantaria fazê-lo e não alcançar resultados, além do mais, há outros fatores que determinam como o seu site deve ser e estar de acordo com a Justiça Eleitoral.

Portanto, no momento de contratar quem fará o seu site, lembre-se de optar por quem seja do ramo de Marketing Eleitoral e esteja sempre em contato com o jurídico da campanha.

Requisitos do TSE para o site de um candidato:

  • Domínio | Comunicar endereço eletrônico à Justiça Eleitoral.
  • Hospedagem | Hospedar em em provedor de Internet localizado no Brasil.
  • Proibido | Propaganda eleitoral, mesmo que gratuita, em sites de pessoas jurídicas.
  • Permitido | Pagamento de anúncios para estar na primeira página do Google.
  • R$5 mil a R$30 mil | A multa de propaganda na Internet em desacordo com a lei.

Além do art. 36 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) – que regula a propaganda eleitoral em geral –, o art. 22 da Resolução-TSE nº 23.457, de 15 de dezembro de 2015, e a Lei nº 13.488/2017 dispõem sobre o que pode ser feito na propaganda eleitoral na Internet.

Contratando a confecção de um site

Como dito anteriormente, opte por quem tenha tanto o conhecimento técnico na criação de sites bem como esteja ciente do a Justiça Eleitoral exige na criação de um website para políticos.

Se você não se sente seguro em fazer o seu próprio site, contratar alguém que saiba como deve ser feito é a sua melhor opção, dê prioridade sempre a um profissional de Marketing Digital Eleitoral.

Se precisar de uma consultoria nesse quesito, pode contar com a gente, além de especialistas em criação de sites, também temos o conhecimento necessário de como atuar com campanha eleitoral.

Já trabalhamos nesse ramo e para maiores informações você pode entrar em contato conosco clicando aqui.



Alício Novaes

Bacharel em Administração de Empresas, entusiasta da tecnologia e propagador da eficiência dos novos meios de comunicação como o Marketing Digital.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *