O Facebook Pixel é um trecho de código Javascript que é adicionado ao cabeçalho do seu site para que você tenha informações de clientes que acessam o seu site mesmo que eles ainda não tenham acessado a sua fanpage no Facebook.

Após ser implantado, todo o tráfego do seu site poderá ser acompanhado pela ferramenta do Facebook Analytics, funciona basicamente igual ao Google Analytics, porém sua maior vantagem é o uso dos dados coletados em campanhas de anúncios do Facebook Ads.

Falarei um pouco mais sobre o pixel e ao final como implantá-lo no seu site, lembrando que também é possível o uso dele no seu aplicativo mas falaremos disso em uma outra ocasião.

Após a implementação do Pixel você será capaz de ter informações como:

  • Todos os visitantes do seu site;
  • Todos que acessaram um determinada página;
  • Todos que chegaram até uma página de venda específica;
  • Todos que chegaram em uma página de confirmação de pagamento.

Saber com detalhes o comportamento do seu consumidor possibilita um melhor planejamento sobre quais conteúdos estão tendo maior engajamento e dá maiores esclarecimentos do tipo de público que acessa sua loja virtual, site institucional ou blog.

A primeira vista, nós que somos meros mortais, pouco podemos fazer com estas informações, mas os algoritmos do Facebook, que lidam com bilhões de usuários, estão aptos a fazer comparações infindas entre os usuários da rede social.

E com essas informações, o algoritmo pode segmentar em outros infinitos grupos àqueles que se assemelham pelas mais variadas combinações de interesses mútuos.

Retargeting ou Remarketing com o Pixel do Facebook

Uma das melhores vantagens do pixel, sem dúvida, é poder alcançar com um anúncio no Facebook um visitante que acessou determinadas página do nosso site.

O fato de eu acessar um site que venda um determinado produto e logo após receber um anúncio no Facebook daquela site pela página da empresa na rede social, mesmo sem nunca tê-la acessado só é possível com o uso do pixel.

Portanto, quando bem configurado, é possível direcionar um anúncio com o produto exato que a pessoa abandonou no carrinho de compras do nosso site, por exemplo.

Usei este exemplo acima porém as possibilidades de uso de remarketing com o pixel são inúmeras e cada uma delas depende de qual será a sua estratégia.

Lookalike (públicos semelhantes)

Outra ferramenta bastante interessante é a possibilidade de usar públicos semelhantes no momento de gerar nossos anúncios, basicamente ela faz uso dos dados fornecidos pelo pixel para conhecer o tipo de público que frequenta nosso site e através dos dados combinados destes visitantes ampliar o seu público com mais pessoas que contenham as mesmas características e comportamento.

Trata-se de haver uma constante melhora nos públicos que são direcionados a cada negócio, assim como você está beneficiando outras empresas concedendo informações dos seus clientes ao Facebook, como o que seus clientes mais compram.

De mesmo modo, o Facebook encaminha seus anúncios para pessoas com maior probabilidade de compra pois elas costumam acessar sites e páginas que tem grande afinidade com o seu produto ou serviço.

Com o passar do tempo rastreando o tráfego do seu site e aprendendo com sua audiência (clientes), a soma de dados obtidos possibilitam melhor entrega de conteúdo a públicos semelhantes aos que visitaram o seu site.

Isto é possível pois ao fazer a comparação de dados, comparação de comportamentos semelhantes, aliado a inúmeros fatores, fazem com que, o que será visualizado por quem navega no Facebook seja compatível com o seu desejo de compra.

Vivemos na era do Big Data, portanto, estas informações processadas pela Inteligência Artificial vão muito além de dados demográficos, idade e sexo.

Os algoritmos super programados conseguem extrair todo o tipo de informação ao navegarmos não só pela própria rede social, pois os famosos cookies que marcam nossos navegadores não pertencem somente ao site que depositou o cookie no seu celular ou computador, mas as informações constantes nele podem ser compartilhadas por outros canais como sites, aplicativos e por aí vai.

Com todo esse arsenal que o Pixel do Facebook nos disponibiliza, é possível criar anúncios de alta conversão, entregando conteúdos como uma luva para clientes que tem alta compatibilidade com nosso produto ou serviço.

Impulsionar publicação ou fazer anúncios sem o uso do pixel já trazem bons resultados, imagina uma campanha que alie todo o poder concedido a nós por uma ferramenta capaz de traçar toda a jornada de nossos clientes online e offline.

Conversão offline com o Pixel do Facebook

Sim, offline também.

Caso um cliente visite o seu site mas depois feche a venda na sua loja física, ao jogar os dados deste cliente no seu CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) ou até mesmo fazer o upload de arquivo com dados como e-mail e telefone do cliente, todas as informações serão somadas com os constantes no seu pixel e assim você tem maior acompanhamento das suas conversões.

Mesmo que não tenhamos as informações repassadas em detalhes, programar os eventos de modo correto possibilita uma melhor mensuração de como será o resultado de nossas campanhas e poder saber quanto estamos ganhando com o valor investido.

Ter um ROI (Retorno Sobre o Investimento) bem detalhado possibilita um melhor planejamento de orçamento para campanhas futuras bem como fazer uma melhor projeção de ganhos e ajustar o que poderá ter melhor taxa de conversão.

Como implantar o Pixel do Facebook

O próprio Facebook disponibiliza um modo onde podemos implantar o pixel com um passo a passo auto didático e sem muita necessidade de conhecer a fundo sobre programação.

Ressalto que as funções mais avançadas como segmentação do acompanhamento, separando cada ação do seu cliente no site é que trará mais resultados, mas assim que é implantado na <head> do seu site, o pixel já será capaz de ter informações de visitas em todas as páginas do seu website.

Para usuários do CMS WordPress, o Facebook também disponibiliza um plugin onde é possível fazer a instalação de modo bem mais cômodo.

Logo abaixo segue o link onde o Facebook nos orienta de modo bem didático e em um sequência bem fácil de se aplicar, logo logo você terá campanhas de alta conversão nos anúncios na rede social.

>> Passo a passo para implantar o pixel <<

Caso precise de ajuda para uma campanha de alta conversão, pode contar com a Business4Web, somos especialista em Automação de Marketing e anúncios do Facebook e ficaremos muito gratos em fazer o seu negócio vender muito mais.

Categorias: Sem categoria

Alício Novaes

Bacharel em Administração de Empresas, entusiasta da tecnologia e propagador da eficiência dos novos meios de comunicação como o Marketing Digital.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *