O Marketing Digital Eleitoral ou Marketing Digital Político é a estratégia de marketing em uma campanha política voltada aos meios digitais como site, redes sociais e demais meios de comunicação usando técnicas e ferramentas específicas para a internet na intenção de obter apoio e voto para a eleição de um político.

campanha política na internet
como fazer propaganda política na internet.

Para se usar o Marketing Digital Eleitoral de modo eficiente, há inúmeras técnicas e ferramentas que nos auxiliam para uma melhor estratégia de conteúdo e consequentemente um melhor retorno sobre o objetivo almejado.

Bem sabemos que uma campanha política começa muito antes do período eleitoral e, quem usar dos meios corretos, terá um melhor alcance e, com certeza, isso fará uma grande diferença no pleito.

Dentre as técnicas e ferramentas que podem ser usadas para o Marketing Digital Político estão:

  • Sites;
  • Redes Sociais (Facebook Instagram, Twitter);
  • Email Marketing;
  • SEO (Resultado Orgânico na pesquisa);
  • SEM (Resultado Pago na pesquisa);
  • Mensagens instantâneas (WhatsApp, Telegram).

As mídias digitais sempre foram usadas por candidatos mas tomou maiores proporções após mudança na Lei Eleitoral que permitiu, a partir de 2018, o impulsionamento pago em ferramentas como o Google Ads e Facebook Ads.

Qual a diferença entre Marketing Digital Político e Marketing Digital Eleitoral?

Podemos diferenciar como o Marketing Político sendo a preparação do candidato até que se inicie o período de propaganda eleitoral e, o Marketing Digital Eleitoral, a propaganda na reta final onde, de fato, a campanha com o pedido explícito de voto é feito.

A nomenclatura em si é considerada como sinônimo, ou seja, ambas estão relacionadas ao uso de meios digitais para se fazer uma campanha.


“Campanha eleitoral é o período eleitoral em que os partidos e seus candidatos se apresentam para a população em busca de votos.”

Wikipedia

Para um melhor esclarecimento, usarei ambas as questões como uma só, afinal, tudo se baseia em como propagar uma pessoa ou ideia através dos meios digitais na intenção de se obter apoio e voto para uma eleição.

Como fazer uma Campanha de Marketing Digital Eleitoral?

Uma campanha política de sucesso não deve começar apenas quando é dado início no período de Campanha Eleitoral, naqueles 90 dias que antecedem a Eleição.

De mesmo modo, a Campanha Eleitoral Digital deve ser planejada e executada bem antes do início da reta final, pois o quanto antes conseguirmos engajar eleitores a apoiar nossas causas e projetos, mais fácil será fidelizar o voto no dia da Eleição.

Assim, todos os meios de comunicação tiveram que se adaptar à nova tendência pois a era digital sufocou grandes meios e trouxe novas possibilidade e facilidades na divulgação e alcance de um público-alvo.

Use os meios digitais a seu favor

O uso de meios digitais em campanhas vieram para facilitar ou complicar a vida de muitos políticos, cabe a cada um escolher se beneficiar ou não dessa conveniência que possibilita um melhor alcance.

Digo isto com base nos acontecimentos da última Eleição, onde muitos não deram a devida atenção aos meios digitais e perderam espaço para quem estava melhor preparado.

Esteja preparado para propagar suas propostas na internet e alcançar pessoas onde seria impossível tal alcance no famoso boca a boca.

Utilize os meios digitais para construir e unificar sua militância, e através dela, alcançar os eleitores indecisos.

Saiba um pouco mais sobre cada passo da campanha na internet acessando os próximos artigos sobre o assunto:


Alício Novaes

Bacharel em Administração de Empresas, entusiasta da tecnologia e propagador da eficiência dos novos meios de comunicação como o Marketing Digital.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *