fbpx
lente de aumento dando ênfase a logomarca Google em uma página de busca da internet.

Search Engine Optimization (SEO), traduzindo, Otimização dos Motores de Busca, é a junção de boas práticas que deixam o seu site de acordo com o que é exigido por buscadores como o Google, Bing e Yandex.

Estar na primeira página como resultado por uma pesquisa onde as palavras-chave usadas correspondem ao seu negócio é o fator que determina se a sua estratégia digital funciona de verdade.

Estudos comprovam que 90% dos usuários optam por resultados orgânicos nas suas pesquisas, e 60% destes clicam entre os 3 primeiros links do resultado orgânico (não pago).

Portanto, mesque que a estratégia de anúncios seja uma boa opção, preocupar-se com o SEO é fundamental pois além de não se pagar para rankear nas primeiras páginas, a probabilidade de click é ainda maior.

Lembrando que até mesmo para quem pretende investir em anúncios, um fator decisivo para se obter vantagem no leilão do Google Ads é ter um site com boas práticas de SEO.

O melhor lugar para se esconder um corpo é na segunda página do Google.

Voltando aos dados do estudo mencionado anteriormente, 90% também é o número de pessoas que finalizam suas buscas na primeira página e apenas 5% navegam na segunda página.

Com isto, chegamos ao consenso de que não há o por que de se ter um site sem investir nele com técnicas de SEO.

Mas é justamente por isso que estou escrevendo este artigo, para te ajudar a melhorar o ranking do seu site nos buscadores, com algumas melhorias em seu back-end.

Técnicas de SEO:

  1. Certificado SSL
  2. URL canonical
  3. Integrar site com redes sociais
  4. Otimização de Imagens
  5. Link Buiding

Certificado SSL

Garantir a segurança de quem navega por seu site é um fator que dá grande vantagem no ranking.

O certificado SSL, aquele cadeado verde que permite que seu site use o protocolo https e fornece criptografia no transporte de dados entre o seu servidor e o visitante do site.

Portanto, o SSl Security Sockets Layer é um ponto a mais no SEO do seu site para alcançar a primeira página do Google.

URL Canonical

Como falei anteriormente sobre o protocolo https, o seu site também pode ser acessado por outros caminhos que chegam ao mesmo fim.

Por exemplo, tanto com o www.seusite.com como seusite.com direcionam para a mesma página, e como os buscadores usam de bots para podem entender estas url’s como sendo duas páginas distintas.

A URL canonical serve justamente para isso, informar aos bots, como o googlebots, que aquela url é a mesma página principal.

Para fazer isto, basta inserir uma tag link no bloco <head> do seu site informando a referenciação para a página principal:

<link rel=”canonical” href=”http://url-principal” />

Integrar site com redes sociais

Logo mais falarei do link buiding, onde outros sites fazem referência ao seu através de URL’s, de mesmo modo as redes sociais ajudam nisto.

Ajudam ainda mais no tráfego, pois você pode aproveitar a audiência das redes sociais para gerar mais tráfego no seu site de acordo com sua estratégia.

Ferramentas como o Pixel do Facebook ainda dão um poder a mais, poder direcionar de modo mais personalizado os seus anúncios no Facebook à visitantes do seu site.

Otimização de Imagens

Imagens com um bom SEO é aquela que não pesará no seu site devido o excesso, tanto de peso quanto de conteúdo que não poderá ser compreendido.

Me refiro a compreensão dos bots, que por mais evoluídos que sejam não tem a capacidade de interpretar os textos contidos em imagens.

Portanto, renomear os arquivos com palavras-chave que fazem referência ao teor do conteúdo do seu site é uma dica valiosa.

Link Building

 Conseguir que outros sites mencionem URL’s que levem diretamente ao seu site é uma das mais importantes técnicas de SEO.

Ao ser referenciado por outro site, entende-se que há valor no seu conteúdo ao ponto de outrem fazer menção, gera autoridade.

Importante salientar que o site que fará essa menção também deve estar com uma boa autoridade pois senão, quem não ajuda apenas atrapalha.

Isso mesmo, ser referenciado por sites que não tem uma boa reputação é um fato ruim, portanto, quando for solicitar que alguém faça um link para o seu site, certifique-se que a origem seja de boa reputação.

Esteja entre os primeiros resultados do Google

Abordei algumas questões que influenciam um pouco mais na parte de desenvolvimento do site porém a parte de maior demanda é sem dúvida a que é intangível.

Elaborar e estruturar o bom uso de estratégias e palavras-chave que tornarão o seu site como resposta é a parte que fará pra valer com que você alcance seu objetivo.

São inúmeras as exigências para se ter um bom SEO e rankear na página 1 do Google, posteriormente abordarei mais sobre o assunto mas se você tiver alguma dúvida pode colocar nos comentários abaixo.

Caso esteja precisando de uma estratégia de SEO mais robusta para o seu negócio, pode contar com a gente, somos especialistas nisto e você pode entrar em contato para melhores esclarecimentos.

Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: